segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Coimbra: cidade dos encantos, de sonho e de tradições

Certamente que já ouviu falar na cidade de Coimbra. É conhecida como a cidade dos estudantes, devido à famosa Universidade de Coimbra, fundada em 1290 e que conta, atualmente, com cerca de 30 mil estudantes. Em 2013, foi reconhecida como Património Mundial da Humanidade. Cidade menina e moça, cidade de vida, cor, cidade de "sonho e tradição".


A não perder na cidade:
Jardim da Sereia / Parque de Santa Cruz: o Parque de Santa Cruz ou Jardim da Sereia está situado no centro da cidade e está enquadrado no movimento dos jardins “à francesa”.

Parque Verde do Mondego: situado na parte "alta” da cidade, o Parque Verde do Mondego abrange as duas margens do rio Mondego com bares, restaurantes e pavilhões de exposições.

Penedo da Saudade: conta a lenda que era aqui que D. Pedro ia chorar a perda da sua amada, Inês de Castro. No jardim encontram-se ainda lápides com poemas de escritores portugueses, imortalizados na história do nosso país.


Jardim Botânico de Coimbra: possui uma vasta quantidade de árvores e outras espécies verdes de todo o mundo. 

Sé Velha: é aqui que os estudantes se reúnem para as serenatas no início da Queima das Fitas.

Sé Nova: é um dos monumentos de Coimbra com séculos de vida e muitíssimo estimado e consagrado pelos seus habitantes.

Portugal dos Pequenitos: representa, em miniatura, os edifícios da arquitetura e da história de Portugal, tais como as casas regionais, o museu do Traje, a casa da Marinha e do Mobiliário.

Não deixe, também, de assistir a uma atuação do fado de Coimbra, com o belo som da guitarra Portuguesa.


Bem no centro de Portugal, Coimbra é uma das cidades mais históricas de Portugal, de património riquíssimo, sendo banhada pelo rio Mondego. Outrora ocupada pelos Celtas, e culturalmente transformada pelos Romanos. Posteriormente, também os Visigodos deixaram igualmente a sua marca e mais tarde passou para o domínio Muçulmano. Foi em 1064 que se deu a reconquista pelas tropas de Fernando Magno e, em 1139, o Rei D. Afonso Henriques faz da cidade de Coimbra a capital do Reino.


Coimbra é uma cidade de pátios, escadinhas, ruas estreitas, arcos medievais, jardins e igrejas. Foi o berço do nascimento de seis reis de Portugal, assim como da primeira Universidade do país. Ficará para sempre ligada aos estudantes, mas também a todos os seus habitantes, que ajudam a que a cidade seja única em beleza e simpatia. Coimbra é sem dúvida um destino a não perder por todo o seu encanto.

Conheça a nossa proposta de um tour por Coimbra: http://www.besttimetour.com/tours-passeios-portugal/tour-de-lisboa-20.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...