terça-feira, 29 de março de 2016

Venha descobrir as Ilhas das Berlengas

As Berlengas são um tesouro Português em pleno oceano Atlântico que lhe damos a conhecer hoje. As suas paisagens de cortar a respiração e a sua riqueza natural vão fazer querer perder-se pelos seus trilhos, aproveitando todos os minutos em que tiver os pés  na ilha.



Peniche é o ponto de partida para apanhar a embarcação que rumará até às Berlengas. A viagem demora cerca de 30/40 minutos.
Situada a oeste do cabo carvoeiro, é gerida por uma freguesia de Peniche sendo, desde 2011, a sua reserva natural considerada reserva mundial da biosfera da UNESCO. O seu território foi, também, a primeira área protegida em Portugal.  
Deste arquipélago fazem parte três pequenas ilhas, sendo a Berlenga grande o local mais visitado pelos turistas.
Na ilha existem trilhos pedestres sinalizados para que possa visitar todas as suas paisagens, observando a fauna e flora existentes. Não se assuste com a quantidade de gaivotas que poderá observar e ouvir, elas adoram as Berlengas!



O Forte de São João de Batista (Forte das Berlengas) é rei na paisagem envolvente. Historicamente, este local já teve o propósito de servir como Mosteiro, ponto de abrigo  para os tripulantes de embarcações naufragadas naquela zona, tendo ainda sido prisão militar. Atualmente funciona como casa de abrigo, onde é possível pernoitar.



As águas que circundam as Berlengas são cristalinas e apelam a alguns mergulhos.
Um pouco mais para interior da costa, Óbidos, cidade repleta de vestígios medievais, é perfeita para um breve passeio, após a visita à ilha.


Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...