quarta-feira, 20 de abril de 2016

Passeie pelo Parque Nacional Peneda Gerês e encante-se com a Natureza

Viver a Natureza em Portugal passa, de forma quase obrigatória, a uma visita pelo Parque Nacional Peneda Gerês, no Norte do país. A primeira área protegida em território nacional é rica diversidade florestal e animal e compartilha fronteira com a Galiza, permitindo uma paisagem contínua com o Parque Natural de Baixa Limia-Serra do Xurés.
As vastas montanhas de granito são ricas em trilhos a explorar e que permitem ter acesso a paisagens de cortar a respiração. Calçe as suas sapatilhas de montanha e vamos seguir viagem!

De Soajo a Lindoso
O rio Lima guia-nos até aos 24 espigueiros comunitários do Soajo que captam a atenção na paisagem, sendo das características mais peculiares deste local, com o mais antigo a datar 1782.



A gastronomia tradicional desta região é de fazer crescer água na boca, pelo que aconselhamos a provar a típica carne barrosã ou a cachena (bovino local) ou a deliciar-se com umas papas de sarrabulho.



A aldeia vizinha Lindoso apresenta o seu castelo medieval do século XIII, que serviu o propósito de abraçar a defesa de Portugal. Nesta mesma região, a Barragem do Alto Lindoso, imponente na sua construção, é o o maior mecanismo produtor de energia hidroelétrica em Portugal.




Trilhos pedestres pelo Gerês

O Parque Nacional Peneda Gerês ocupa cerca de 70 000 hectares e abrange os cinco concelhos (Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras do Bouro). São inúmeros os trilhos pedestres a explorar, classificados por tipo de dificuldade, chegando as áreas montanhosas a atingir picos na ordem dos 1545 metros, como é o caso do Pico da Nevosa, em plena Terrras do Bouro.



Da fronteira com Espanha, na Portela do Homem, o destino leva-nos até à estrada romana, que liga Braga a Estorga e encaminha-nos ao coração do Parque Nacional Peneda Gerês, ainda em Terras do Bouro, onde se situa o Santuário de São Bento da Porta AbertaO local de devotação religiosa é sumptuoso, com ouro a cobrir os azulejos da capela-mor e retábula de talha.



Cheio de curiosidade de seguir à descoberta do Parque Nacional Peneda Gerês? 

Consulte a Best Time Tour e opte pelo Tour ao Parque Nacional Peneda Gerês.




Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...