terça-feira, 11 de outubro de 2016

O que visitar na Cidade de Braga?

Quando se deslocar ao Norte de Portugal, não deixe de visitar Braga. Fundada pelos romanos e com mais de 2 000 anos, possui cerca de 137 000 habitantes e é o centro da antiga região do Minho. Deixe-se encantar pela história e pela religião que vivem nesta cidade lado a lado, com o ensino universitário e a evolução tecnológica nas indústrias.





Tendo sido distinguida em 2012 como Capital europeia da juventude, Braga tem vindo a desenvolver diversas iniciativas culturais, sociais, políticas e económicas destinadas aos mais jovens incentivando o progresso, a evolução e o crescimento.

A cidade de Braga está refletida nas inúmeras igrejas e monumentos, tais como a Sé Catedral e a Igreja de Santa Cruz, do século XVII. A sudeste ergue-se o Santuário do Bom Jesus do Monte, um conhecido local de peregrinação. Pode ser ainda visitado o Monte do Sameiro, onde uma estátua de Nossa Senhora vigia atenta a cidade. Nos arredores de Braga pode também ser visitada a Citânia de Briteiros – um fantástico local arqueológico da Idade do Ferro.

Delicie-se com o bacalhau, sendo o prato de peixe favorito com inúmeras receitas de bacalhau (bacalhau à Narcisa, bacalhau à Minhota (Braga), bacalhau à moda de Braga, etc.

Festas e tradições da cidade de Braga:
Festa de São João em Braga em Junho—  (Procissão dos Santos do Mês de Junho, onde tradicionalmente aparece o carro com a Dança do Rei David. Salientando-se a presença de "lavradeiras" ostentando as Velas Votivas de Braga  (cumprindo a tradição de a oferecer ao São João pela graça concedida). 

No sábado à noite, é a conhecida sessão de fogo-de-artifício, onde rebenta uma figura de homem, simbolizando o suicida Judas, que traíra Jesus e após a Vigília Pascal da madrugada de Domingo de Páscoa, centenas de pessoas saem das igrejas de toda a cidade para anunciarem nas casas todas a Ressurreição de Jesus, dando uma Cruz a beijar aos residentes.

Braga Romana em Junho— Na abertura dá-se o Cortejo Romano pelas ruas do centro histórico da cidade e posteriormente revive-se o passado em Bracara Augusta até 2000 anos atrás, altura do Império Romano e é recriado o mercado romano, sendo palco de artes circenses, malabarismos, representações dramáticas, simulações bélicas, personificações mitológicas, bailados da época  e interpretações musicais da época de Bracara Augusta

Festa Académicas do 1.º de Dezembro —  Conta-se que os Estudantes da Cidade de Braga em 1640, com o objetivo de comemorarem a restauração da independência, saíram à rua. Durante as festividades, os estudantes assaltaram galinheiros e celebraram o acontecimento ao beberem e comerem o típico prato "Frango Pica No Chão". 

Dia da Cidade — O dia da cidade, celebra-se a 5 de Dezembro, no dia de São Geraldo, padroeiro da cidade de Braga. É uma celebração oficial, com sessão solene e entrega de medalhas da cidade. Salienta-se a especial decoração da Capela de São Geraldo na Sé Catedral que neste dia é decorada com fruta.

Ruínas romanas de Bracara Augusta (Braga)
Iluminação da Arcada durante as festividades do S. João. Semana Santa — Páscoa — Durante a Páscoa os altares das Igrejas, cada um invocando uma cena da Paixão de Cristo, são decorados com flores e velas. São também feitas procissões noturnas com centenas de figurantes. 
Na quarta-feira realiza-se a Procissão da burrinha.
Na quinta-feira a procissão de Ecce Homo.
Na Sexta-feira Santa, a solene Procissão Teofórica do Enterro do Senhor.
Os quadros da história religiosa são recriados em cada uma delas.


O que visitar:

Sé Catedral (Braga) - No centro histórico da cidade encontra-se a catedral mais antiga de Portugal. Com inúmeros tesouros de arte sacra, influenciada por diversos estilos, como o Gótico, o Renascimento e o Barroco. Ainda é possível visitar na sé os túmulos de Dom Henrique e Dona Teresa, os respetivos pais do primeiro rei de Portugal.




Santuário do Bom Jesus do Monte (Braga)  - É um dos Santuários mais bonitos de Portugal. Datado do século XVIII por Carlos Amarante, é conhecido pela famosa escadaria barroca até à igreja, com belas fontes e estátuas ao longo do caminho.


Citânia de Briteiros (Briteiros)  - Um local arqueológico muito bem preservado tendo ainda vestígios de um castro celto-ibérico de 300 a.C. Tendo mais de 150 construções de pedra, estradas pavimentadas, currais e condutas de água. Foram ainda  reconstruídas duas das casas no local.

Igreja de Santa Cruz (Braga)  - Datada do século XVII, apresenta uma fachada de pedra em estilo barroco maneirista.

Jardim de Santa Bárbara (Braga)  - O Jardim de Santa Bárbara é um dos jardins mais bonitos de Portugal e contém plantas luxuriosas, flores coloridas e ainda belos arbustos esculpidos.
Não deixe assim de visitar a bela cidade de Braga do norte de Portugal e encante-se com mais um belo local do nosso País. Belas paisagens, boa comida, belos monumentos e locais históricos tradições e festividades não irão faltar. 

Para saber mais sobre o nosso tour por Braga visite: www.besttimetour.com/tour/tours-braga-guimaraes-portugal


Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...