quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Torre, Mosteiro e Pastéis: a trindade de Belém

Na época dos Descobrimentos, Lisboa viu crescer a sua importância enquanto ponto de encontro entre culturas e gentes. O progresso das viagens marítimas fizeram do porto de Lisboa uma paragem obrigatória para os que navegavam nas rotas do comércio internacional. Foi então que surgiu a necessidade de proteger Lisboa. D. João II teve a ideia, mas devido à sua morte, foi a D. Manuel I que coube a tarefa de mandar construir a Torre de Belém. Onde havia sido ancorada a Grande Nau, estava agora a fortaleza edificada. A Torre de Belém foi, também, prisão política e viu os seus armazéns transformados em masmorras, a partir da ocupação filipina e em períodos de instabilidade política. Em 1983, a UNESCO classificou-a Património Cultural da Humanidade.


Foi em 1496 que o rei D. Manuel I pediu à Santa Sé autorização para construir um grande mosteiro à entrada de Lisboa, perto das margens do Tejo. Os trabalhos começaram em 1501 e, cerca de um século depois, as obras estavam concluídas. D. Manuel I canalizava grandes quantias para as obras do mosteiro. O Mosteiro dos Jerónimos é habitualmente apontado como a "jóia" da arquitetura manuelina, que integra elementos arquitetónicos do gótico e do renascimento. Para ocupar o Mosteiro, D. Manuel I escolheu os monges da Ordem de S. Jerónimo, que teriam como funções, entre outras, rezar pela alma do rei e prestar assistência espiritual aos mareantes e navegadores que da praia do Restelo partiam à descoberta de outros mundos. 


Em 1834, e como consequência da Revolução Liberal, foram encerrados todos os conventos de Portugal. Assim, e numa tentativa de subsistência, os clérigos do Mosteiro dos Jerónimos puseram à venda uns pastéis de nata. Na época, e apesar de Lisboa e Belém ficarem distantes, a verdade é a que imponência da Torre de Belém e do Mosteiro dos Jerónimos traziam imensos turistas. Foi, então, que rapidamente, os pastéis de nata ficaram conhecidos como Pasteis de Belém. A sua fabricação iniciou-se em 1937, sendo hoje a receita fiel à sua origem.



Descubra mais sobre as maravilhosas histórias que Belém tem para contar. Conheça os nossos tours por LisboaTour de Lisboa - Tour de Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...