quinta-feira, 26 de março de 2015

Algumas curiosidades sobre a chegada da família real portuguesa ao Brasil – Parte II


Quando os Brasileiros souberam da notícia do desembarque da família real portuguesa, iniciaram uma festa que só terminou do dia seguinte. Naquela noite ninguém dormiu. As festas da chegada da família real portuguesa foram prolongadas durante 9 dias e 9 noites.

Durante os 54 dias de viagem até ao Brasil, a nau de Afonso de Albuquerque, além de sofrer com a falta de alimentos e de água, passou por um surto de piolhos. Todas as perucas dos nobres foram lançadas ao mar, e todos os tripulantes desta nau, inclusive Carlota Joaquina, tiveram de rapar e untar as suas cabeças com banha de porco.

Quando as mulheres portuguesas chegaram ao Brasil com as suas cabeças rapadas, usando turbantes, as brasileiras pensaram que era a última moda na Europa e, então, raparam, também, as suas cabeças.
Com medo de encarar um povo desconhecido e, como a nau ainda não havia chegado ao Rio de Janeiro, os tripulantes da nau Princesa do Brasil (entre eles as duas irmãs da rainha D. Maria I, já muito velhas) não desembarcaram e permaneceram no navio durante 30 dias à espera de D. João.

Quando a família real chegou ao Rio de Janeiro não encontrou número suficiente de alojamentos disponíveis para abrigar as 15 mil pessoas que vieram de Portugal. O príncipe regente decretou, então, que as melhores casas da cidade fossem cedidas àqueles que não possuíam casa ainda. A casa que fosse solicitada seria carimbada na porta com as iniciais PR (Príncipe Regente), mas que pelo povo ficaram conhecidas como “ponha-se na rua”.

A Real Biblioteca portuguesa, antes da vinda da Família Real portuguesa para o Brasil, possuía um incrível acervo com cerca de 60.000 volumes. Era vinte vezes maior do que o da Biblioteca Thomas Jefferson em Washington que é, hoje, a maior biblioteca do mundo.


Contudo, todo este acervo foi esquecido no porto de Lisboa, no momento da “fuga” para o Brasil, mas parte deste, dois anos depois, seria enviada para o Rio de Janeiro.

Venha descobrir mais sobre o que a história de Portugal e do Brasil tem em comum. Faça o seu tour em Portugal com a Best Time Tour.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...