quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Portugal: um país de Descobridores

A imensidade da costa marítima e a posição geográfica de Portugal trouxeram muitos e triunfantes sabores à nação. Outrora reconhecidos como povo destemido e intimamente ligado aos descobrimentos, resta-nos hoje abrir a nossa “casa” a quem queira reviver a magia, que nos foi deixada em terra pelos grandes navegadores da história de Portugal.

E não há melhor local para perceber o que reza a história do que Belém. É aqui que fica, bem junto à margem do Tejo, o monumento que homenageia as grandes figuras históricas envolvidas nos Descobrimentos.
 


Entre as figuras retratadas, destacam-se:

Afonso V de Portugal – Rei de Portugal, cognominado “O Africano” pelas conquistas no Norte de África.

Vasco da Gama – destacou-se por ter sido o comandante dos primeiros navios a navegar da Europa para a Índia na mais longa viagem oceânica até então realizada. Descobriu o Caminho Marítimo para a Índia.

Pedro Álvares Cabral – Fidalgo, comandante militar, navegador e explorador português. Realizou a primeira exploração significativa da costa nordeste da América do Sul, reivindicando-a para Portugal. Descobriu o Brasil.

Bartolomeu Dias - Navegador português que ficou célebre por ter sido o primeiro europeu a navegar para além do extremo sul da África. Dobrou o Cabo da Boa Esperança, até então conhecido como Cabo das Tormentas.

Diogo Cão - navegador português do século XV. Estabeleceu as primeiras relações com o Reino do Congo.

São Francisco Xavier - missionário cristão do padroado português. Exerceu a sua atividade missionária no Oriente, especialmente na Índia e no Japão.

Luís de Camões - poeta de Portugal e uma das maiores figuras da literatura em língua portuguesa. Escreveu Os Lusíadas, a epopeia portuguesa por excelência, que retrata o período dos Descobrimentos.

Gil Eanes - navegador português e escudeiro do Infante D. Henrique. Foi o primeiro a navegar para além do Cabo Bojador, em 1434, dissipando o terror supersticioso que este promontório inspirava.

Descubra mais sobre o imaginário dos Descobrimentos. Venha visitar-nos. Conheça os nossos tours que passam por Belém:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...