segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Vindimas em Portugal: uma tradição que perdura


A época das vindimas em Portugal é marcada pelo fim do Verão e início do Outono, é nesta fase que as uvas estão prontas para serem colhidas das videiras. A colheita é realizada entre Setembro e Outubro, em ambiente de festa e convívio, com um só objectivo que é a produção o vinho do ano. 

As vindimas são uma tradição portuguesa com muitos anos de história, representam uma época do ano que envolve todas as actividades que decorrem entre a apanha da uva e a produção do vinho. Após a confirmação de que as uvas já se encontram maduras e apresentam as condições ideais para a produção do vinho (cor, acidez, peso) junta-se um grupo de pessoas que logo pela manhã vindimam os cachos. Estes são apanhados à mão ou através da utilização de uma tesoura para cortar rapidamente.

Já no acondicionamento das uvas exige-se um grande cuidado no transporte até à adega, devendo ser o mais imediato possível. Na adega as uvas são depositadas num pegão e/ou seleccionadas a partir de um tapete rolante para depois passar à separação das uvas e por fim o esmagamento. Na ultima fase para o processo de fermentação, o vinho é armazenado em depósitos de madeira, inox ou cimento até estar próprio para consumo seguindo-se o engarrafamento.

De norte a sul do país, as vindimas são uma actividade que se realizam por várias regiões de Portugal contribuindo para as várias qualidades de vinhos existentes. A região do Douro, no norte do país, é onde a tradição das vindimas está mais enraizada.

Nos tours da Best Time Tour poderá conhecer mais desta cultura e tradição, através da visita às mais conceituadas quintas vinícolas do país. 

Venha descobrir Portugal e tudo o que tem para lhe oferecer. Marque já o seu tour em Best Time Tour. Para mais informações sobre o Tours envie-nos um email para info@besttimetour.com

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...