quarta-feira, 22 de novembro de 2017

A cortiça portuguesa


A cortiça portuguesa é considerada uma das "jóias" de Portugal, utilizada para inúmeros fins ela é um produto natural e tradicionalmente português. 

Sem nos darmos conta a cortiça faz parte do nosso quotidiano, as rolhas das garrafas de vinho são o objecto mais conhecido, mas a existem muitos outros: acessórios de moda (roupa e sapatos), mobiliário, revestimentos (chão ou parede), entre outros. O uso da cortiça portuguesa em nestes diversos objectos só veio comprovar a sua versatilidade como matéria-prima e qualidade: resistente, reciclável, hipoalérgico, tem a capacidade de transformar um ambiente confortável e acolhedor pela sua qualidade térmica e acústica.   

Portugal é ainda o principal produtor mundial de cortiça em que é responsável por 60% das exportações mundiais e tem em seu solo 25% de área de sobreiro da existente em todo o mundo. Ao viajar por Portugal conseguirá observar nas paisagens o sobreiro como uma das árvores mais comuns, principalmente na região do Alentejo.

Curiosidades sobre a cortiça portuguesa, sabia que...
Um vestido para a Lady Gaga, a designer Teresa Martins criou um visual completo para a artista em tecido de cortiça.

Obras de arte feitas com rolhas de cortiça, há artistas que dão às rolhas das garrafas de vinho uma nova vida. Uma obra bastante emblemática foi a reprodução do retrato do Rei Felipe VI e da Rainha Leticia composto por mais de 30.000 rolhas com cerca de 140kg. Esta obra foi divulgada na feira internacional de turismo em Madrid.

Utilizada pela NASA como forma de isolamento, a empresa portuguesa Corticeira Amorim é a que fornece as soluções de isolamento para a NASA.

Prancha de surf de Garrett MCNamara, os surfista que enfrentou as maiores ondas do mundo tem uma prancha de surf totalmente feita em cortiça portuguesa.


A cortiça, uma matéria-prima muito requisitada internacionalmente e uma das "jóias" portuguesas. 

Venha descobrir Portugal e tudo o que tem para lhe oferecer. Marque já o seu tour em Best Time Tour. Para mais informações sobre o Tours envie-nos um email para info@besttimetour.com


Fonte: Turismo de Portugal

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...