quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Principais festas de carnaval em Portugal

O carnaval em Portugal tem uma grande tradição própria que evoluiu durante séculos e que continua a levar multidões a festejar para as ruas. Os seus costumes foram exportados para várias colónias portuguesas, especialmente para o Brasil, onde originaram o Carnaval do Brasil.
De Norte a Sul de Portugal são vários os desfiles alegóricos, as brincadeiras típicas da época, as máscaras e os bonecos que enchem as ruas de cor, fantasia e muita alegria.

Para que fique a conhecer um pouco mais do carnaval em Portugal resolvemos fazer uma lista dos locais com os mais tradicionais e conhecidos festejos do carnaval em Portugal. Aqui a festa costuma ser de arromba e contagia todos com boa disposição.




Torres Vedras - O Carnaval mais português de Portugal

O carnaval em Torres Vedras é conhecido como o “mais português de Portugal”, porque ainda hoje se mantém fiel às tradições. O centro da cidade serve de palco a brincadeiras, desfiles e muita animação. Ao som da música portuguesa milhares de pessoas juntam-se à festa e acompanham os carros alegóricos.  Este carnaval é conhecido pelas Matrafonas, homens que se mascaram de mulheres. Nesta festa não há lugar para tradições oriundas do estrangeiro. Aqui, assiste-se a um carnaval com uma forte carga satírica, à base de caricaturas de personalidades públicas (por norma políticas), terminando com o belo fogo-de-artifício.




Alcobaça - O Carnaval dos cinco dias

Por norma o carnaval dura três dias, mas em Alcobaça não bastam três para fazerem a festa, aqui o carnaval festeja-se durante 5 dias. Considerado “o mais brasileiro de Portugal”, aqui o carnaval é organizado em função da tradição brasileira. A existência de uma escola de samba reforça o ambiente tropical que invade e enche de cor e alegria esta terra. Aqui encontra uma tenda gigante, onde os foliões têm à sua disposição vários bares, tasquinhas e uma pista de dança.




Ovar – A Aldeia do Carnaval

Com uma “Aldeia do Carnaval”, um recinto próprio, para celebrar o seu já célebre carnaval, Ovar atrai muitos visitantes para assistir ao cortejo com mais de um quilómetro. Aqui o carnaval é alegre, divertido e muito animado. Muitas famílias juntam-se durante todo o ano para fazerem os trajes, as máscaras e para preparem os carros alegóricos que competem entre si e que costumam ser grandiosos, daí que se diga que os carros alegóricos são os reis da festa. Com a inauguração da escola de samba Costa de Prata, este carnaval passou a ter um sabor a Brasil, com muito samba e poucas roupas.




Sesimbra – O Carnaval junto à praia

O carnaval em Sesimbra é um ponto alto do ano. As tradições populares são cumpridas através das manifestações satíricas e os bailes noturnos, a cargo das coletividades. Os desfiles reúnem mais de mil participantes junta à praia, onde a música, a cor e os movimentos das escolas e grupos de samba não podem faltar.




Loulé – O Carnaval Algarvio

No Algarve, milhares de pessoas que afluem a Loulé tornam o seu carnaval um dos mais concorridos do país, na verdade por ser um carnaval diferente, que prima pelo sentido crítico. Com o mais antigo desfile carnavalesco, Loulé conta com carros alegóricos, grupos de animação, escolas de samba e ainda com as mais variadas atividades culturais e desportivas.  




Portugal é um país pequeno, mas com tanto para descobrir! Reserve o seu tour em Portugal coma Best Time Tour, temos tanto para lhe mostrar.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...