sexta-feira, 8 de abril de 2016

Roteiro Rota Cristã em 3 dias

A herança Cristã na Península Ibérica é fértil. Encontrámos vestígios da sua presença em monumentos, cultos e locais emblemáticos que transbordam religiosidade. Com a maioria desta população com raízes cristãs, esta rota é, sem dúvida, uma das mais exploradas.  


1º dia

Partindo da capital Lisboa, Óbidos é a primeira paragem obrigatória para explorar a rota cristã em Portugal. Por entre ruelas estreitas e monumentos medievais, a cidade está repleta de detalhes que ilustram a convergência de influências cristãs, judaicas e mouras.  
A igreja matriz de Óbidos – Igreja de Santa Maria - é um dos tesouros cristãos da região, onde, segundo data a história, havia existido uma mesquita, antes da conquista da cidade por D. Afonso Henriques.



Rumando a Norte, Fátima, onde aconteceram as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos, é considerada a capital religiosa de Portugal. Este local acolhe milhões de peregrinos todos os anos.


A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, situada numa das extremidades do Santuário, é um edifício imponente com mais de 70 metros de comprimento. Por sua vez, a Capelinha das Aparições é denominada como o “coração do Santuário de Fátima”, sendo indicado como o local onde ocorreram as aparições.
Aconselhamos a terminar o primeiro dia de descoberta da rota cristã no Porto, segunda maior cidade de Portugal, com visita a monumentos como a Sé do Porto, uma das obras mais majestosas em território nacional.


2º dia

Menos de 3 horas de caminho separam o Porto de Santiago de Compostela. A cidade no norte de Espanha possui uma vasta herança religiosa, sendo os seus caminhos, espalhados por toda a Europa, percorridos por milhares de peregrinos em cada ano. 
A Basílica de Santiago de Compostela marca o fim destes caminhos e possui, no seu interior, um botafumeiro com 1,60 metros de altura e 80 quilos de peso.


De um dos principais centros de peregrinação do mundo cristão, sugerimos o regresso a terras lusas, para terminar o segundo dia por Braga. 


3º dia

O último dia de rota pela herança cristã na Península Ibérica leva-nos a percorrer as ruas do centro histórico de Braga, onde se situa a mais antiga Catedral de Portugal, bem como diversas igrejas e locais de culto. Já ouviu falar do Santuário do Bom Jesus do Monte?


Da capital da religiosidade rumamos até ao Berço de Portugal. Guimarães, tem o seu centro histórico protegido como património mundial da UNESCO desde 2001. As raízes medievais têm acompanhado a evolução até aos nossos tempos, sendo de apreciar o detalhe com que as igrejas e monumentos da cidade têm vindo a ser restaurados.



Coimbra, a cidade dos estudantes, é a última sugestão desta rota de três dias pelos tesouros cristãos de Portugal e Espanha.



Gostaria de conhecer mais sobre a herança cristã em Portugal? 
Aceda a Best Time Tour e consulte o roteiro em Portugal da Rota Cristã em 3 dias


Para descobrir outros roteiros em Portugal e Espanha visite www.besttimetour.com


Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...